Hyper-V 2012 – Efetuar o Merge de Discos AVHDX ao VHDX

 

Após verificar alguns posts de como se podia efetuar o Merge dos checkpoints criados no Hyper-V, verifiquei que haviam várias formas de efetuar o merge, mas nenhuma funcionou como pretendia, dando no fim erro.

Antes de qualquer operação deste tipo, e a fim de garantir que nada corre mal, ou por engano ou porque algum ficheiro se encontra corrompido, devemos efetuar um backup de todos os ficheiros com que vamos trabalhar.

 

1º Deveremos olhar para os discos e escolher o que pretendemos fazer Merge e desligar a respetiva Virtual Machine – a mesma deverá estar em OFF no state.

image

2º Verificar os checkpoints que foram efetuados e por data analisar e saber identificar os discos que correspondem a estes checkpoints.

image

Normalmente na localização (letra do disco correspondente) X:\Hyper-V\Virtual Hard Disks abrir a pasta e verificar o conjunto de discos criados

image

Podemos verificar que existem 2 checkpoints, pelo que para poupar espaço em disco deveremos fazer o Merge, e fazer cópia do disco para guardar caso haja uma fatalidade.

3º No lado esquerdo da consola do Hyper-Vi, deveremos escolher editar disco

image

4º Vamos começar pelo disco AVHDX com data mais antiga, a fim de juntar ao disco principal (Chamado de Pai ou father), seguindo as imagens abaixo.

image

image

image

image

Escolhendo outro disco poderá aparecer uma mensagem para efetuar o reconect com o disco principal, onde deveremos escolher a opção ignorar incompatibilidade.

 

5º Após estar todas as drives conectadas, podemos apagar os checkpoints, e para isso deveremos escolher o ponto logo após a máquina original. e efetuar o que está na imagem abaixo.

 

image

image

 

6º Agora seleccionar a VM e editar as configurações/settings

image

iremos procurar as definições do disco e trocar pelo disco final (completo), uma vez que o caminho está a apontar para uma localização que já não existe.

image

Devemos escolher continuar e não criar um ponto de restauro pois senão voltamos ao inicio

image

Aproveitando que a máquina está em apenas um disco, podemos faze rum backup enquanto a mesma se encontra desligada.

Agora fazemos Start e Connect se quisermos confirmar que a máquina está ok. Não deverá haver qualquer erro, no entanto antes de efetuar o backup que falo no inicio.

Qualquer dúvida por favor  não hesitem, podem enviar email para o contato indicado na lista de contatos.

 

Referências: http://blog.moshe.com.br/index.php/ti-hyper-v-2012-mesclando-instantneos-avhd-avhdx-manualmente-ao-vhd-vhdx/